“Consegui ressuscitar meu pendrive”
Foi com esse título que encontrei uma matéria na Internet, e fiquei pensando:
“Quantas pessoas não devem ter lido essa matéria?”
“Quantas pessoas não devem ter tentado essa técnica para, em uma situação de total desespero, salvar dados importantes que estavam gravados em seus pendrives?”
“Quantas conseguiram êxito?”
Isso tudo porque, quando lia a matéria percebi que o autor sequer tinha conhecimento sobre o funcionamento de um pendrive, e provavelmente conhece muito pouco de eletrônica.
As informações chegavam a assustar. Na matéria falava sobre o conserto de um pendrive com a utilização de grampos de papel, onde se devia fazer um curto entre “pernas” de um transistor.
Hehehehe... Foi engraçado... E, se é que o autor conseguiu esta proeza, foi uma grande sorte...
Veja bem, segue abaixo a explicação básica do que estava acontecendo...
Em primeiro lugar, a referida peça que devia ser curto-circuitada não se tratava de um transistor e sim um REGULADOR DE TENSÃO.
- Regulador de tensão é um circuito integrado composto, entre outras peças, por transistores e diodos - esta peça tem por função corrigir a tensão na saída.
Por exemplo: o pendrive é alimentado por 5V, porém ele necessita de uma tensão de funcionamento que pode variar entre 1,8V e 3,6V, ou seja, precisamos corrigir a tensão de entrada para outro valor, e que na maioria das vezes é 3,3V.
Já os transistores, tem outra função, que não a regulagem de tensão, principalmente nos pendrives.
Em segundo lugar, e que foi bastante curioso...
O autor descrevia um curto-circuito, ou seja, demonstrava a inutilidade da peça no circuito, demonstrando que a mesma não teria função...
Ora, me surpreende que a tecnologia que é empregada em um pendrive, é que é tão moderna, possa ser substituída por um grampo de papel, criado a décadas atrás...
Enquanto isso, as pessoas em suas corridas loucas por soluções, acabam acreditando nessas soluções mágicas...
Agora, se você precisa muito dos dados gravados em seus pendrives... Cuidado com os “grampos mágicos”... De cada três pendrives, vítimas dos “grampos mágicos” que recebemos para recuperação de dados, dois estão irreversivelmente queimados, impossibilitando para sempre a sua recuperação....
Por isso MUITO CUIDADO!!!
domingo, 11 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário